A tradição e todos os saberes da gastronomia alentejana narrada por quem a vive todos os dias

António Martins, um alentejano de 57 anos, natural de Moura, partilhou connosco a sua perspetiva sobre a gastronomia do Alentejo. Com uma profunda ligação às tradições culinárias da região, António descreve a simplicidade e a valorização dos ingredientes locais e sazonais que caracterizam a cozinha alentejana. Abaixo, segue a entrevista completa, onde António nos transporta para o coração da gastronomia alentejana, revelando os sabores e saberes que a tornam tão especial.
Na sua opinião, o que mais caracteriza a gastronomia alentejana?
A gastronomia alentejana é muito marcada pela simplicidade e pelo uso de ingredientes locais e sazonais. É uma cozinha que aproveita ao máximo o que a terra oferece, valorizando o pão, o azeite, as ervas aromáticas, e as carnes e os enchidos, que são das coisas que mais sabor dão aos pratos tradicionais alentejanos. Para não falar que a gastronomia típica alentejana já percorreu muitas gerações até aos dias atuais, o que torna a nossa gastronomia ainda mais especial e única.
Quais são os pratos alentejanos mais conhecidos?
Os pratos da gastronomia alentejana que eu diria que são mais conhecidos certamente que seriam a açorda alentejana, que é uma espécie de sopa, feita por água quente e temperada com azeite, coentros e alho, que se acompanha com pão e peixe, tanto pode ser bacalhau ou pescada e um ovo cozido, é algo muito simples e que não é necessário grandes preparos, como dizia a música “é fácil fazer, dá pouco trabalho (…)”. Também diria que as migas e o ensopado de borrego são bastante característicos do Alentejo, mas as migas já requerem um saber que só os nossos conterrâneos têm, pois não é qualquer pessoa que tem a capacidade de fazer umas boas migas, já que a iguaria principal deste prato, que é feita com pão, tem formas específicas de ser feita. Mas também depende muito da altura do ano, estes pratos que disse antes são muitas vezes comidos de Inverno, no Verão, comemos muito lavadas, que é uma espécie de gaspacho mas sem vinagre e tomatada que é basicamente tomate com ovos acompanhado com batatas fritas.
Quais os principais ingredientes utilizados na gastronomia alentejana?
Os principais ingredientes utilizados na cozinha alentejana é sem dúvida o pão e o azeite, os nossos pratos sem azeite e sem um bom pão alentejano não eram nada.
Existem tradições culinárias específicas associadas a festas ou celebrações?
No Alentejo, as celebrações são frequentemente marcadas pelos pratos típicos de cá. Durante a Páscoa, principalmente no Domingo Santo, é comum preparar o ensopado de borrego ou comer qualquer outro prato que tenha borrego. As pessoas que normalmente fazem criação de animais acabam por fazer queijos ou matanças do porco, que ocorrem no Inverno, onde se preparam chouriços, presuntos e outros enchidos com a intenção de venderem ou até darem a amigos próximos.
Influência da sazonalidade na escolha dos ingredientes
A sazonalidade é mesmo importante na escolha dos ingredientes. No verão, usamos mais vegetais frescos e ervas, porque como está calor preferimos comer pratos que são mais refrescantes. Enquanto que no inverno consumimos mais pratos com ingredientes diferentes como a carne de porco e os enchidos, um exemplo de prato que leva muitos enchidos e carne é o cozido de grãos. Acho que a cozinha alentejana é muito versátil, adapta-se às estações, valorizando o que cada época do ano tem para oferecer.