Tecnologia Assistida

A Tecnologia Assistida para pessoas Surdas desempenha um papel fundamental na inclusão de pessoas com esta particularidade, quer na sua vida pessoal ou profissional. Entre as ferramentas mais importantes neste contexto estão as aplicações que traduzem a fala para Língua Gestual Portuguesa, fazendo com que a empresa consiga ter uma comunicação eficaz entre todos os colaboradores.

Podemos considerar os benefícios da implementação de aplicações de tradução para LGP, como: um maior aumento de acessibilidade, sendo que, as aplicações facilitam a comunicação entre o indivíduo Surdo e não Surdo, traduzindo-se num ambiente inclusivo. Permitirá uma melhoria na produtividade, uma comunicação eficiente facilita o elevado nível de produção e criatividade. Promove diversidade e inclusão nas empresas que implementarem este mecanismo no seu método de trabalho, refletindo-se também na boa imagem da organização.

Exemplos de aplicações de tradução

Hand Talk

Hand Talk

Hand Talk é uma aplicação que traduz conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo incluir na sociedade pessoas surdas. A aplicação funciona com um intérprete virtual, o Hugo, que reage a comandos de voz e texto, convertendo os conteúdos para Libras. A aplicação permite ainda pessoas ouvintes possam aprender a se comunicar em Libras.

MOTIONSAVVY

Tablet Uni

Criada pela empresa norte-americana MotionSavvy o Tablet Uni é produto em formato de tablet, que traduz a linguagem gestual para áudio e texto escrito, tornando-se uma ferramenta que pode ajudar a eliminar barreiras de surdos no trabalho.
o Uni funciona através de duas câmaras e projeta imagens dos gestos da pessoa surda num espaço virtual em 3D. O sistema traduz a linguagem gestual para um discurso áudio e, com uma tecnologia de reconhecimento de voz, transforma depois o que é proferido em texto. Para já este produto só está disponível em língua inglesa e apenas pode ser utilizado através do tablet que vem com o sistema.

Seviin

Seviin

A aplicação Serviin ajuda as pessoas Surdas a comunicar com a sociedade ouvinte através de um serviço online em LGP. Esta aplicação, faz a ponte entre a pessoa Surda e o ouvinte, permitindo comunicar em LGP em diversas situações, assim como: chamar um táxi, as autoridades ou comunicar com qualquer indivíduo. A necessidade da presença física de um intérprete é substituída pela aplicação.