Disciplina de Língua Gestual Portuguesa

No caso das instituições de ensino, implementar a disciplina de Língua Gestual Portuguesa como obrigatória

A Língua Gestual Portuguesa é uma das três línguas oficiais de Portugal, reconhecida na Constituição Portuguesa da República em 1997.

Este tipo de aprendizagem e ensino deve surgir desde o ensino obrigatório, todos os indivíduos, sejam eles ouvintes ou não, devem saber falar Língua Gestual Portuguesa. Assim como as escolas e universidades dão opção de aprender línguas estrangeiras, a Língua Gestual Portuguesa devia também fazer parte do plano curricular. Permitiria um contacto com este tema desde cedo e quando se depararem com uma situação em que fosse necessário comunicar com um Surdo, saberiam fazê-lo.

Escola de Viseu ensina Língua Gestual Portuguesa a 56 alunos, (SIC Notícias)

A Escola Secundária Alves Martins, em Viseu tem vindo a ser desde 2016 uma escola de referência. Nesta escola de Viseu passaram, nos últimos anos, vários alunos surdos. Muitos outros começam a aprender língua gestual, com o objetivo de terem um futuro mais simples. Segunda a Interprete de Língua Gestual Portuguesa, Tânia Martins “toda a gente acolhe esta língua como um orgulho e identidade”.