À semelhança dos dicionários de Língua Portuguesa, os dicionários de Língua Gestual Portuguesa também são importantes e devem fazer parte da biblioteca de todas as organizações.
O Dicionário de Língua Gestual Portuguesa, de Ana Bela Baltazar representa, “tanto do ponto de vista social, como cultural, um marco na valorização desta forma de expressão que é, desde 1997, uma das línguas oficiais de Portugal”.

Dicionário de Língua Gestual Portuguesa de Ana Bela Baltazar
O Dicionário de Língua Gestual Portuguesa representa, tanto do ponto de vista social, como cultural, um marco na valorização desta forma de expressão que é, desde 1997, uma das línguas oficiais de Portugal.
Foi organizado especificamente para o contexto português por Ana Bela Baltazar, especialista em língua gestual.
Foi organizado especificamente para o contexto português por Ana Bela Baltazar, especialista em língua gestual, que exerce funções de intérprete na Rádio Televisão Portuguesa e na Associação de Surdos do Porto e é presidente do Centro de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual, para além de ter a seu cargo a docência de várias disciplinas do âmbito da Língua Gestual.
Preenchendo uma lacuna há muito sentida no mercado editorial português, este dicionário procura auxiliar uma comunidade cada vez mais vasta de utilizadores, quer a título pessoal ou profissional.
Este tipo de documentos, pretendem auxiliar tanto a nível pessoal como profissional, uma vasta comunidade. Servem para educar e sensibilizar toda a sociedade para um tema que nem sempre tem o devido valor, correspondendo a uma forma de inclusão social e acessibilidade nas organizações, permitindo que todos os membros aprendam, de alguma forma, algumas noções de Língua Gestual Portuguesa.