A comunicação visual consiste no processo de transmissão e receção de informação através de recursos visuais. Ainda que, seja combinada com a linguagem escrita ou sonora, a comunicação visual não precisa de qualquer texto ou som para trocar informação. As cores, formas, imagens, ilustrações e até mesmo os signos de linguagem visual, transmitem mensagens.
No que às organizações diz respeito, este tipo de comunicação pode ser muito eficaz no entendimento de qualquer assunto interno ou externo de cada empresa. É uma forma diferente e inclusiva de comunicar. Com os indivíduos Surdos, por exemplo, este tipo de comunicação desempenha um papel crucial. Principalmente se for acompanhado de texto escrito ou até mesmo de Língua Gestual Portuguesa.

Alguns exemplos para implementar este mecanismo nas empresas, são:
Aprender Língua Gestual Portuguesa, ainda que não seja o mais fácil, ter algumas noções básicas da mesma, seria muito favorável quando se comunica com um Surdo.
Os gestos e expressões faciais, a forma como nos expressamos é muito importante quando comunicamos com alguém que não ouve. Um simples gesto, já diz muito, ajuda a perceber emoções e a dar contexto.
Os recursos visuais são essenciais neste método, as imagens, gráficos, vídeos e todos os outros, complementam muito bem qualquer mensagem escrita, sonora ou verbal. Por exemplo, os vídeos institucionais que as empresas fazem, são um bom método de comunicação inclusiva. Principalmente, se forem legendados.
Sinalização e identificação visual, na sede de uma organização, é essencial que todas as divisões e materiais estejam devidamente sinalizados e, se possível, com placas de identificação específicas de cada material.
Por fim, o respeito e a sensibilidade por parte de cada colaborador. É muito importante que cada colaborador de uma organização esteja devidamente preparado e sensibilizado para trabalhar com pessoas com este tipo de particularidade. Temos de ser respeitadores, cuidadosos e gentis com o próximo. A comunicação não se faz apenas através de palavras, a comunicação visual é muito importante em diversos casos e muitas vezes é autoexplicativa. Com a implementação destas estratégias de comunicação visual, as empresas criam um ambiente inclusivo e acessível a todos os membros da sua organização.